segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Viagem também é assunto para se aprender na escola

RIO - Viajar para o Pantanal, conhecer locais históricos de Israel ou as belezas do Canadá já não são mais roteiros só de férias. Com o foco em proporcionar novas experiências para seus alunos, escolas particulares do Rio estão cruzando as fronteiras do estado para oferecer passeios aos estudantes. Na rede pública, por sua vez, o estado investiu somente este ano R$ 1 milhão para fazer o inverso: os 378 melhores alunos nos testes bimestrais realizados pela Secretaria de Educação ganharam um fim de semana hospedados num hotel carioca, na Zona Sul, e conheceram os principais pontos turísticos da capital.
Um dos colégios que mais vêm investindo nos passeios turbinados é a Escola Parque, com filiais nos bairros da Barra da Tijuca e da Gávea. O foco principal é a sustentabilidade. Tudo começou há cerca de quatro anos, quando uma parceria com a Fundação Cape Farewell — entidade que promove atividades de conscientização sobre as mudanças climáticas — e o British Council levou dois alunos, então no ensino médio, para uma viagem de quase um mês por Canadá, Islândia e Groenlândia. A dupla Amanda Bergman, hoje estudante de Comunicação da UFRJ, e Victor Curi, que cursa atualmente biologia na UniRio, foi a contemplada com o passeio. Só num navio, foram 17 dias. O principal objetivo era conhecer o Ártico e ver de perto os efeitos do aquecimento global.
— Hoje, olhando para trás, vejo que a viagem foi muito importante para mim. Saí daquela bolha da escola; foi uma experiência que me fez crescer, sair daquele mundinho onde tudo é muito teórico. Trouxemos muita informação e depois percorremos várias escolas do Rio para contar a nossa experiência — avalia Victor.
Amanda reforça as palavras do ex-companheiro de viagem:
— Naquela época, estava a um ano do vestibular e muito confusa. Ajudou a me fazer descobrir o que eu realmente queria. Além disso, fiz duas grandes amigas no Canadá, que até já vieram me visitar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário