quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dica de Vestibular: Matemática


  
   Esta matéria é bastante temida por grande parte dos candidatos. O motivo é evidente: nas questões de matemática, é exigido mais do que a aplicação das formulas de cada conteúdo; quem as elabora procura trabalhar com o raciocínio matemático do candidato. Muitas vezes não conseguimos nem mesmo identificar sobre o que a questão trata – “Este é um problema de progressão Geométrica, Geometria plana ou Análise Combinatória?”.
     Para superar este desafio, o primeiro passo é conhecer as matérias e as formulas. Se conseguir, decore as fórmulas até que você consiga escrevê-las com os olhos fechados. Treine desenhar as figuras da geometria e se familiarize com os gráficos. Mas, principalmente, faça os exercícios. Porém, se você quer obter um desempenho bom na prova de matemática, você não deve apenas fazer os exercícios, mas também desenvolver a habilidade de identificar o propósito de cada questão. O melhor modo de adquirir esta habilidade é fazendo as provas do vestibular dos anos anteriores, onde as matérias aparecem misturadas. Não adianta fazer 15 exercícios “sobre Trigonometria”, um seguido do outro, porque já se sabe da antemão as fórmulas e mais ou menos o que será exigido. É importante tentar resolver os exercícios sem saber de que matéria eles são.
     Outro modo de tentar adquirir um raciocínio matemático é tentando explicar as matérias ou os passos para resolver as questões por escrito. Isso pode parecer impossível, mas não é. Tente elaborar uma lista de procedimentos, para resolver questões envolvendo triângulos, e procure explicar com suas palavras qual a diferença entre Arranjo e Combinação Simples quando estudar análise combinatória. Faça, você mesmo, gráficos e tabelas. Procure as diferenças conceituais entre Progressão aritmética e Geométrica. Tente escrever estas distinções e preste mais a atenção nos textos dos livros de matemática do que nas fórmulas.

Fonte: Livro Vestibular 100% - Método de Estudo, Descanso e Lazer. P. 76.
Autor: Fábio Ribeiro Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário