No dia a dia, muitos pais e professores podem ser questionados diante dessa pergunta. Ora, mas para que, afinal, é importante estudar?
Para ajudá-los na resolução, ainda que não definitiva, dessa pergunta, abaixo há algumas reflexões sobre algumas das importâncias do estudar.
No caso, estudar contribui na construção de um cidadão integral. Um cidadão integral é, entre outros fatores, aquele que sabe que tudo o que ocorre em sua volta tem reflexo em alguma área de sua vida. É aquele que se reconhece como parte de um todo, que sabe que possui deveres e direitos no meio em que vive. É, também, aquele que sabe que pode contribuir com as mais diferentes questões sociais a partir de um olhar inovador, que sabe respeitar seu semelhante, que sabe de seu compromisso com a paz. Ora, muitos desses fatores passam pela sala de aula.
Além disso, estudar é bom para ter oportunidade de uma vida de boa qualidade. Ter vida de boa qualidade passa também pela educação. Uma pessoa pode ser vítima de si mesma se não for instruída ao contrário. Uma pessoa, por exemplo, pode ser vítima de escolhas feitas antes de análises adequadas. Sem o processo da construção do conhecimento, muito disso pode ser frustrado.
A escola permite adquirir um conhecimento técnico que nos auxilia a adentrar no mercado de trabalho. O exercício de uma profissão é um passo muito importante para se viver bem, pois é por meio dele que as pessoas conseguem manter as mais ínfimas necessidades a partir do próprio trabalho. Na escola, o aluno pode ser orientado sobre qual trabalho pretende fazer com que os meios necessários à sua vida sejam conquistados.
É importante, também, retomar os conceitos de se ter um futuro melhor. Mesmo em famílias mais abastadas financeiramente, um futuro melhor pode ser construído, pois muito maior paga se tem o trabalhador que consegue manter-se a partir do trabalho de suas próprias mãos. Um futuro melhor também passa pela coletividade, o aprender com o outro, o respeitar das diferenças, características estas que são aprendidas em ambiente escolar.
Estudar demonstra sua importância, ainda, pois, por meio das informações adquiridas, o indivíduo é capaz de obter sua formação integral. Por mais que as informações estejam presentes e até mesmo jogadas a quaisquer pessoas, o processo de transformá-las em, de fato, conhecimento é aprendido na sala de aula, pois é lá que o aluno saberá como selecionar aquilo que é importante a si e, ainda, o que pode ser importante também ao outro.
O desenvolvimento do senso crítico também marca presença numa lista de importâncias de se estudar. Um olhar crítico pode ser uma das chaves para se sair do lugar incômodo para um lugar em que a visão não esteja mais embaçada. Contudo, é na educação que o aluno aprende a desenvolvê-lo com ética e coerência, não se fechando e limitando-se apenas a aspectos impostos pela grande mídia, por exemplo.
Enfim, é a partir da escola que o aluno irá compreender o contexto social e poderá atuar como um cidadão participativo em suas escolhas.
Fonte: Planeta Educação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário