quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Como os pais podem participar da vida escolar de seus filhos

1 – Vá às reuniões de Pais: O momento de reuniões na escola é a oportunidade que pais e professores têm para, juntos, ajustarem possibilidades para o melhor aproveitamento escolar do aluno. Se a escola marcar a reunião num momento em que você estiver impossibilitado de ir, agende com a direção e os professores uma data viável às duas partes.

2 – Participe das APMs: Ao marcar presença em quaisquer eventos das APMs, você conseguirá ter uma noção mais clara de tudo o que acontece no meio escolar e, ainda, poderá definir algumas formas de ajudar.

3 – Proponha melhorias para a escola: Nenhuma visão de mundo é construída sozinha. Nada do que você passou é igual às experiências vividas por outra pessoa. A soma de diferentes vivências é, certamente, a melhor forma de construir uma escola para todos, que saiba, de fato, respeitar cada aluno na sua individualidade. Por isso, proponha mudanças, dê sugestões, participe.

4 – Vá à escola para um bate-papo com o Professor: Longe da formalidade de uma reunião, você poderá contribuir muito com o aprendizado e o bem-estar de seu filho ao ir à escola conversar com o professor. Nesse processo, pontes são construídas e grandes benefícios serão cada vez mais evidentes.

5 – Auxilie nas atividades escolares: Mesmo depois de um exaustivo dia é possível você desfrutar de momentos de qualidade em companhia de seu filho. Não perca a oportunidade de ajudá-lo nas atividades escolares. Todo filho que percebe a intenção e seus pais em ajudá-lo tende a tornar-se mais comprometido com os estudos e os deveres escolares. Lembre-se: Você não precisa saber todas as matérias para ajudar seu filho nas tarefas, pois o simples fato de você propor questões sobre elas o fará refletir e buscar suas próprias respostas.

6 – Proporcione momentos de leitura em casa: Exercite a leitura em todo o momento, ou seja, mesmo que não tenha nada escrito, qualquer objeto pode ser “lido” e interpretado. No processo de interpretação, proponha desafios para buscar respostas em livros e revistas variados, você só tem a ganhar.

7 – Realize passeios educativos: Momentos de descontração também podem ser momentos de grandes aprendizados para seu filho. Não deixe de apresentar a ele lugares em que isso se torna ainda mais forte, como o caso de Bibliotecas, Museus etc.

08 – Procure a escola para informações e orientações de como auxiliar o filho: Não deixe brechas no seu relacionamento com a escola de seu filho, pois ele precisa de apoio de ambos. Aproxime-se da escola, pergunte, questione, reflita sobre o que pode ser o melhor para o aprendizado de seu filho.

09 – Elogie seu filho e cobre o necessário: Todas as vezes que for necessário acentuar uma cobrança, comece com o elogio, destacando todos os pontos fortes de seu filho e da escola. Isso, certamente, diminuirá a resistência de seu filho quanto às suas instruções e o fará sentir-se valorizado por você.

10 – Encontre outros pais para discutir os problemas da escola e saber o que podem fazer para ajudar a escola: Nada como uma boa conversa para se descobrir os anseios e as necessidades de alguém. Converse com outros pais e descubra outras maneiras para contribuir com o melhor aproveitamento escolar de seu filho.

Fonte: Planeta Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário