sexta-feira, 11 de novembro de 2011

França


Na França, o acesso ao ensino superior é garantido a todos os estudantes do país. Após a conclusão do colégio, os alunos prestam um exame chamado Baccalauréat (também conhecido como le Bac), que cobra conhecimentos variados, de acordo com o curso que o estudante pretende seguir na universidade.

Todas as universidades francesas passam por avaliações periódicas, o que impede que haja grandes disparidades na qualidade entre elas, uma vez que todas são públicas e apresentam anuidades baixas, entre 150 e 300 euros.

"Além das universidades, existem as Grandes Escolas, que oferecem um ensino mais focado nas áreas de engenharias, artes e negócios. Enquanto elas primam por uma formação mais direta para o mercado de trabalho, as universidades prezam mais pela pesquisa acadêmica. Porém, o ingresso nessas escolas especializadas é mais rigoroso e restrito, variando de acordo com a instituição", detalha Carla Ferro, coordenadora de promoção do Campus France, serviço de informações sobre os estudos superiores na França vinculado aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário