sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dinamarca


Após os nove anos de primary and lower secondary school (equivalentes aos nossos ensino fundamental e médio, respectivamente), o estudante dinamarquês passa por uma extensão do secondary school, com duração de três anos e conteúdos variados de acordo com a área profissional que ele procura.

Concluída essa etapa, é hora de encarar o curso superior, que, na Dinamarca, tem três focos. O mais básico deles trata-se de um ciclo curto, que seria o equivalente aos cursos técnicos no Brasil. Essa formação habilita para funções como eletricista, técnico de laboratório e engenheiro mecânico. No curso superior de médio-termo, o aluno estuda durante três ou quatro anos e pode almejar cargos como professor, educador social, enfermeiro ou engenheiro.

Por último, há curso superior de longo-termo. São os programas de educação superior ministrados pelas universidades ou outras instituições de igual porte. Com tempo total de curso entre quatro e cinco anos (mais três de PHD, caso ele queira especializar-se), é o tipo de formação exigida para se tornar dentista, engenheiro especializado, doutor ou professor de ensino superior. O ingresso nesses cursos pode ser feito com base na grade escolar do aluno ou com a aplicação de algum exame específico, caso de faculdades como jornalismo e design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário