quarta-feira, 21 de março de 2012

Projeto Autonomia, aprendendo a aprender

Terça-feira foi marcada pela realização de oficinas 
O Projeto Autonomia teve início no Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) na segunda-feira, 12, com palestra para pais e alunos. No turno da manhã, as turmas de 8ª série do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio assistiram à apresentação musicada "O Estudo em nossas vidas", com argumentação do professor Fábio Mendes e músicas de Rafael Korman. De acordo com Mendes, estudar é como escovar os dentes. "A gente não nasce sabendo, mas cria o hábito e, quando não escovamos, acabamos sentindo falta", exemplificou. Ele ainda diferenciou o estudar do revisar um conteúdo e deu dicas de como criar condições adequadas de estudo, com objetivos bem definidos, material didático, horários estabelecidos e local específico.

À noite, foi a vez dos pais das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio descobrirem como se dá o hábito de aprendizagem, com a palestra "Estudos, Limites e Autonomia". Na abertura do evento, o professor Fábio questionou a plateia sobre os desafios enfrentados pelos filhos no estudo em casa. O professor apresentou a definição de autonomia, explicando aos pais que seus filhos devem ter opções de escolha dentro de determinados limites também no estudo. "Para quem ainda não tem esse hábito, podemos começar com duas sessões de estudos semanais, de uma hora cada, com horários escolhidos pelos próprios alunos", afirmou. O professor também sugeriu alternativas de como os pais podem acompanhar o rendimento dos filhos.

Segundo Orilde Heineck, mãe de aluno, ela já tinha conhecimento de alguns assuntos abordados no evento, mas "é sempre bom relembrar, pois muitos dados acabam ficando adormecidos". "Achei ótima a definição de limites moderados", acrescentou. Por parte dos alunos, Fernanda Isse, da turma 17B, gostou das dicas e acredita que elas podem ajudar no rendimento escolar. "Achei interessante saber que qualquer barulhinho pode nos atrapalhar e a importância dos locais de estudos", resumiu Fernanda. Além das palestras, os alunos da 5ª série do EF ao Ensino Médio também participam, ao longo da semana, de oficinas de Métodos de Estudo e Programação de Horários.



Confira também o depoimento da aluna Huda AQUI!

Fonte: CEAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário