quarta-feira, 7 de março de 2012

Leitura de Qualidade

A leitura ocupa boa parte do dia de um vestibulando, sempre mergulhado em textos dos mais variados assuntos. Nada mais importante então do que tirar o melhor proveito possível desse momento.
Ler exige tempo, concentração e ambiente adequado, mas cada um tem uma fórmula própria para render mais, diz Augusto Buchweitz, professor da UFRGS. Para a professora Lêda Maria Braga Tomitch, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é importante começar pela definição do objetivo da leitura. Confira as dicas dos especialistas:

Antes
✔ Em primeiro lugar, estabeleça o propósito da leitura. Antes de iniciar, você deve pensar qual é o seu objetivo: estudar, relaxar, refletir. Em seguida, acione seus conhecimentos prévios. Tente se lembrar de informações que conhece sobre o assunto, o que funciona como um reparo para enfrentar as dificuldades do texto. Quando o livro é em língua estrangeira, por exemplo, isso ajuda a preencher lacunas de vocabulário. Você pode também pegar um resumo, ler a orelha, folhear as páginas, ver como estão estruturados os capítulos, pesquisar na internet.

Durante
✔ Concentre esforços no automonitoramento. Se você perceber alguma dificuldade durante a
leitura, tem de fazer algo diferente. Ao ignorar a sua própria falta de compreensão, terá cada vez mais problemas. Se há muitas palavras que você desconhece e isso está comprometendo o entendimento, pode parar e buscar o significado no dicionário. Se não se lembra de certa informação, pode voltar algumas páginas. O bom leitor se automonitora constantemente, para verificar se está entendendo e também para avaliar a qualidade do texto.

Depois
✔ Ao terminar, faça uma revisão das informações do texto – você pode escrever ou falar para si mesmo. O importante é conseguir transformar tudo o que foi lido em tópicos, ou seja, nas ideias principais. É uma demonstração de que está conseguindo ler e entender o tema. Coloque em termos simples, pois, quando tiver de estudar o assunto de novo, pode buscar as informações de maneira mais rápida e fácil. Se tiver alguém para discutir o texto, fica melhor
ainda. O colega pode ver o que você resumiu, concordar ou discordar, dar sugestões. Isso contribui para a construção da leitura.

Fonte: Zero Hora - 15/02/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário