23 de Fevereiro de 2012 - Pagina. 5
Na volta às aulas, muitos alunos vão encontrar tecnologias que facilitam o acesso à informação. O desafio para o educador é que o uso desses instrumentos não só informe, mas perenize o conhecimento. A questão é ter foco.
– Os jovens não sabem usar a tecnologia de maneira produtiva. Às vezes, eles tomam o fato de ter o Google como indício de que o estudo não tem valor, porque qualquer coisa que precise pesquisar está no Google – diz Fábio Mendes, especialista em hábitos de estudo.
Ele sustenta que os alunos têm de diferenciar “acesso à informação” de “posse de conhecimento”. Sem isso, o simples fato de estar conectado pode dar a ilusão de que o conhecimento está sendo adquirido, o que leva à sensação de que não vale a pena estudar e aprender.
Como ser focado
- O aluno deve ler um texto de forma rápida, para ter noção do seu contexto geral.
- Depois, separa as informações mais importantes em colchetes. Tendo os trechos destacados, volta ao início e sublinha palavras-chave, o que estimula o foco.
- Depois, pega uma folha e faz anotações com base nas palavras sublinhadas. Como desfecho, o pai ou o professor conversa com o estudante sobre o que foi lido.
Fonte: professor Fábio Mendes, especialista em hábitos de estudos
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