quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Colégio de Canoas adota sistema biométrico de identificação para alunos

Além de barrar acesso de estranhos, mecanismo comunicará pais de faltas e atrasos dos estudantes


A partir desta quinta-feira, estudantes de um colégio particular de Canoas, na Região Metropolitana, vão usar o dedo para entrar na escola.

A implantação de um sistema biométrico de identificação, que libera catracas de acesso ao reconhecer a impressão digital, ilustra o avanço da tecnologia de segurança nos colégios privados e a preocupação de pais e diretores com o fantasma da violência.

O Colégio Espírito Santo, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, vai colocar em teste o sistema composto por quatro catracas com leitores ópticos conectadas.

Quando um dos mais de mil alunos repousar o polegar sobre o leitor, o mecanismo vai varrer um banco de dados informatizado para conferir se uma marca idêntica está cadastrada. Só então a catraca é liberada.

Conforme a diretora, irmã Maria Sônia Müller, a medida atende a um anseio dos pais por maior segurança e controle de acesso. A tecnologia deverá servir ainda para propósitos pedagógicos. Quando um aluno acumular atrasos ou faltas, verificados pelo porteiro digital, automaticamente será disparado um e-mail para os pais.

Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário