terça-feira, 22 de novembro de 2011

Revolução no Aprendizado - Autonomia e hábito de estudo

Resultado do trabalho inovador com colégios e alunos a partir do lançamento de Vestibular 100%, este livro faz uma defesa da necessidade e possibilidade de mudar o objetivo do ensino para a formação de Hábito de Estudo como ferramenta para o desenvolvimento da Autonomia. Voltado principalmente aos pais e educadores, tem uma linguagem acessível e clara. Trata de temas polêmicos, como a relação do aprendizado com o Google e a Ritalina, além apresentar as ferramentas que possibilitam o acompanhamento do estudo.
   Veja abaixo alguns depoimentos sobre o livro e o sumário.

   "Fiquei feliz pelo convite do autor para desfrutar do especial privilégio da leitura de 'Revolução no Aprendizado - Autonomia e Hábito de Estudo'. Chama a atenção a forma como Fábio Mendes revisita o espaço de outras áreas relacionadas ao tema, contextualizando suas interrelações com foco na prática do estudo. As 4 etapas de estudo sugeridas pela vivência do autor levam o aluno a percorrer o trajeto da informação à formação e, finalmente, transformação do conhecimento, possibilitando autonomia, autoria e produção do saber. Fabio Mendes está de parabéns por mostrar como disciplina, rotina e organização são capazes de trazer o sucesso do estudo. O livro pode servir de apoio para estratégias desde a 1ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, ou mesmo para profissionais, que se deparam com a exigência de velocidade e organização. O livro leva ao questionamento se não estamos diante do surgimento de uma nova disciplina curricular, sendo uma necessidade a institucionalização dos projetos sugeridos."
Sandra Schroeder
(Psicopedagoga Clínica; Especialista de Educação (Orientadora Educacional); Membro titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia / SP; Conselheira Cientifica da Associação Brasileira de Psicopedagogia do RGS (2001 – 2007); Coordenadora Cientifica do Grupo PUC-RS Dislexia e Transtornos de Aprendizagem (2001 – 2004))
  
 "Todos nós, alunos, pais e escola, sabemos o quanto estudo é importante. Alguns estudantes, poucos, sabem se organizar e mantém uma boa rotina de estudo, mas a grande maioria dos alunos diz que não sabe estudar. É justamente isto que o livro 'Revolução no Aprendizado - Autonomia e Hábito de Estudo' se propõe a ensinar. A leitura é fácil e convidativa. A teoria e a prática sobre hábitos de ensino foi muito bem construída pelo autor. Recomendo enfaticamente a todos: alunos, pais e escolas. Em nossa escola, a proposta foi muito bem aceita pelos alunos e suas famílias. Sabemos que outras instituições educacionais também já estão desenvolvendo Oficinas de Estudo com bons resultados. Desta forma, o Projeto de Hábito de Estudo sugerido pelo autor é um excelente caminho para as escolas. O aluno precisa ser orientado sobre como e quando fazer as leituras, os resumos, as anotações pessoais e os exercícios. A partir do livro o Hábito de Estudo acreditamos que é sim possível estudar sozinho. Afinal, sempre é tempo de construirmos bons hábitos."
Luísa Ribeiro Menz
(Professora e Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Família, Porto Alegre/ RS, com 24 anos de experiência com ensino)
   
"Trabalho em escolas da rede particular de ensino há 18 anos, no setor da Psicologia Escolar. Tenho percebido uma necessidade cada vez mais urgente de se trabalhar com os alunos da atualidade a metodologia de estudos. Observo alunos cada vez mais desmotivados para os estudos e voltados para outros interesses fora da escola. Não gostam de estudar porque não sabem estudar.
   
"O livro de Fábio Mendes é de grande valia neste sentido. Vem suprir uma carência no mercado da literatura pedagógica-educacional muito antiga. Encontramos manuais de metodologia de estudos de nível universitário, mas não voltados para o nível médio, numa linguagem agradável e acessível como a deste autor.
   
 "Este livro poderá ser trabalhado dentro da sala de aula, diretamente com alunos, por orientadores educacionais, psicólogos escolares, poderá orientar pais que procuram literatura a respeito de como ajudar seus filhos a criarem hábitos de estudo e auto-disciplina e poderá ser utilizado diretamente pelos próprios adolescentes."
Cristiane Marx Flor
(Psicóloga do Colégio Mauá, fundado em 1870, Santa Cruz do Sul/RS, com 19 anos de experiência em Psicologia Escolar)
SUMÁRIO
(Revolução no Aprendizado: Autonomia e Hábito de Estudo)
INTRODUÇÃO
1. O MUNDO ATUAL
2. AUTONOMIA NO ESTUDO
3. HÁBITO DE ESTUDO E ROTINA
4. OBTÁCULOS DO ESTUDO
5. GOSTANDO DE ESTUDAR
6. PROGRAMAÇÃO DE HORÁRIOS
7. MÉTODO DE ESTUDO
8. HÁBITO DE ESTUDO NA ESCOLA
CONCLUSÃO

Fábio Ribeiro Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário