sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quase 700 instituições são 'reprovadas' em avaliação do MEC

Do total de 1.826 instituições de ensino que receberam conceito na classificação do Ministério da Educação (MEC) que mede a qualidade do ensino superior no País, 683 tiveram notas um e dois, consideradas insatisfatórias. O montante corresponde a cerca de 37% das instituições avaliadas. Os dados do Índice Geral de Cursos (IGC), publicados nesta quinta-feira no Diário Oficial da União, levam em conta a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e outros indicadores como a infraestrutura e a qualificação dos docentes.
Das instituições que receberam o conceito mais baixo - um - sete são privadas e duas são públicas. Do total de 674 instituições que receberam conceito 2, 633 são privadas e 41 são públicas. A classificação aponta ainda que apenas 27 instituições tiveram nota cinco, sendo que 16 delas são públicas e as outras 11 são privadas.
Nesta tarde, o ministro da Educação, Fernando Haddad, fará uma coletiva à imprensa para explicar os dados. Segundo o MEC, o indicador orienta as visitas in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de informar a sociedade sobre a qualidade das instituições.
Caso as visitas dos especialistas confirmem o resultado do IGC, as instituições com notas inferiores a 3 têm prazo para recorrer desse resultado. Mantida a nota baixa, a instituição não poderá abrir novos campi, cursos ou ampliar vagas em cursos existentes até resolver os problemas indicados, mediante termo de saneamento firmado com a Secretaria de Educação Superior.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário