quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Educação não está adequada à indústria do conhecimento, diz pesquisadora

A educação praticada pelas escolas não está adequada à indústria do conhecimento do século 21, destacou a pesquisadora alemã Hanna Dumont. Hanna foi uma das palestrantes do painel "Educação: Novos fluxos de conhecimento" no 4º Congresso Internacional da Inovação, que ocorre nesta quarta e quinta-feira na Capital. 

Durante a manhã, no Teatro do Sesi, os painelistas discutiram como a educação precisa se modernizar para atender às mudanças da economia e da sociedade.

Christopher Lubienski destacou, no entanto, que é preciso estabelecer qual é o modelo de inovação na educação que queremos:

- As escolas tendem a manter o modelo de educação que os pais tiveram e imaginam que é o melhor para os seus filhos - destaca Lubienski, que descobriu que as escolas tendem a investir mais em inovação simbólica do que em mudanças substanciais no modelo de educação. 

Para discutir novos modelos de educação, que possam ser mais adequados à nova sociedade, José Francisco de Almeida Pacheco apresentou o modelo da Escola da Ponte, criado há 37 anos em Portugal. Para o desenvolvimento do Estado, a questão destacada foi a necessidade de uma educação fundamental efetiva, que possa entregar ao mercado de trabalho profissionais mais competentes. 

Também estiveram presentes na mesa o sócio-fundador da Altus, Ricardo Felizzola, o diretor regional da Abimaq, Mathias Elter, o presidente do Instituto Alfa e Beto e consultor educacional João Batista Araújo e Oliveira.



Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário