sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Alunos acampam na UFRGS para reivindicar novos moldes nas eleições de 2012

Cerca de 80 alunos da UFRGS estão acampados no prédio da Reitoria da universidade desde as 21h de quinta-feira e pretendem permanecer no local até por volta de 9h desta sexta. Eles reivindicam proporção paritária e eleições diretas no pleito que elegerá o novo reitor em 2012. Conforme os próprios manifestantes, a ocupação ocorre de forma pacífica.

Os moldes atuais para escolha do principal cargo da universidade apresentam pesos diferentes na comunidade acadêmica. Hoje, a votação cumpre regras de equivalência de 70% para votos dos professores, 15% para alunos e 15% para funcionários. Conforme um dos manifestantes, o estudantes de Ciências Sociais Guilherme Andreis, um voto de professor corresponde ao de 80 alunos.

— Vamos aguardar aqui até o amanhecer, quando será realizada uma reunião para formar os moldes da eleição do ano que vem. Nós queremos que a proporção seja igual: 33% para os três setores — alega Andreis.

 
Cerca de 80 alunos estão acampados no prédio da Reitoria 
Foto: Jean Schwarz/Agência RBS
A Associação dos Funcionários da UFRGS (Assufrgs), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Associação dos Pós-Graduandos (APG) redigiram uma carta que será entregue aos conselheiros no início da manhã de hoje. Nela constam as reivindicações e explicações do movimento.

— Essa atual forma de votação é imoral. Em diversas outras universidades federais a divisão é igual. Queremos democracia na UFRGS. Vamos pedir também para que essa reunião do conselho seja aberta, para que possamos assistir as conversações e nos manifestar — ressalta o representante do DCE.

Pela manhã, com o apoio de mais alunos, os manifestantes acreditam que cerca de 200 pessoas estarão reunidas para protestar.


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário